segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

RAZÕES PARA EMAGRECER...

 
 
Na reunião que fui sábado falou também que temos varias razões para emagrecer e citou as 100  que vão motivar nós...(não irei colocar todas agora)

1 -  CURTIR O VERÃO SEM CANGA
2 - ACOMPANHAR OS AMIGOS NAS TRILHAS
3 - RECEBER ELOGIOS DO (A) PARCEIRO (A)
4 - TER MAIS DISPOSIÇÃO PARA AS TAREFAS DO DIA A DIA
5 - USAR VESTIDOS JUSTINHOS
6 - FICAR BEM NAS FOTOS
7 - REDUZIR OS RISCOS DE CÂNCER DE ENDOMÉTRIO (ÚTERO)
8 - CONQUISTAR "AQUELE(A)" GATINHO (A)
9 - LIVRAR-SE DOS MEDICAMENTOS PARA HIPERTENSÃO
10 - COMPRAR ROUPAS SEM SE PREOCUPAR COM O LIMITE DA NUMERAÇÃO DA LOJA

DEPOIS COLOCAREI MAIS MOTIVOS...

MAIS UMA RECEITINHA PRA CEIA DE NATAL...

Mais uma dica esperta...

SALADA VERDE COM CEREJAS, QUEIJO E NOZES

4 PORÇÕES   6  PROPONTOS CADA

Ingredientes:

2 cs de azeite
2 cs de vinagre de cereja ou vinagre branco
2 cs de cebolinha-verde fatiada fina
1 cc de raiz forte (opcional)
1 cc de açúcar
1/8 de cc de sal
1 ou 2 pitada de pimenta-do-reino moida
11/4 de xic (200g) de cerejas frescas
6 xic de mistura de folhas verdes para salada (rúcula, alface frisé, espinafre ou a sua escolha)
60g de queijo gorgonzola picada
2 cs de nozes picadas

PREPARO

1- Faça o molho. Num pote de vidro com tampa de rosca junte o azeite, o vinagre, a cebolinha-verde, a raiz forte, o açúcar, o sal, a pimenta e acrescente 4 cs de água. Tampe e sacuda para misturar bem. Reserve.
2- Reserve 4 cerejas inteiras com cabinho. Corte as restantes ao meio e retire os caroços. Numa saladeira, misture as folhas, as cerejas partidas e a metade do molho. Na hora de servir, salpique o queijo e as nozes. Decore com as cerejas reservadas e sirva o molho restante à parte. 

(cs= colher de sopa, cc= colher de chá).

Bom apetite.
 

domingo, 16 de dezembro de 2012

OPS JÁ IA ME ESQUECENDO....

VIVAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

QUE MARAVILHA...Esta semana fui pra reunião do VP e quando subi na balança menos 2 quilo nossa estou muito orgulhosa de mim, pois estou conseguindo novamente seguir o programa direitinho...
Ah esta vamos fazer:
 
Anotar antecipadamente as refeições e lanches pra ver como gastará suas unidades PROPONTOS. Como você poderia distribuí-las para ter mais flexibilidade quando precisar?
 

QUE DELICIA: RABANADAS COM CANELA

UMA DICA SUPER VIGILANTE:

RABANADAS COM CANELA

4 PORÇÕES    3 PROPONTOS CADA


Ingredientes

1 ovo
1 xícara de leite desnatado
1 pitada de canela
1 pitada de noz-moscada
2 colher sopa de açucar (pode substituir por adoçante culinario/açucar light)
4 fatias de pão 
1 colher sopa de margarina light
3 colher chá de açucar cristal
canela em pó a gosto

PREPARO

1- Numa tigela, bata levemente o ovo, adicione o leite, a canela, a noz-moscada e o açucar. Molhe o pão na mistura, alternando os lados, até toda mistura ser absorvida.
2- Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio e derreta a margarina. Doure o pão nos dois lados. Salpique com o açucar e mais canela se preferir.


 

PARA QUEM FAZ VIGILANTES DO PESO OU NÃO






AGORA É A SUA VEZ!

Planeje formas de usar seus PROPONTOS extras semanais ou de gerar PROPONTOS ativos para aproveitar a diversão das festas de fim de ano e, lembre-se você não precisa usar todos eles.
 
Analise:
* Em quais situações você acredita que precisará extrapolar sua cota diária?
*Se optar por usar os propontos extras semanais, será preciso reservar o total ou apenas parte dele para a  ocasião?
*Você costuma recorrer ao propontos ativos com frequência?
*Quais atividades físicas gostaria de praticar para gerar propontos ativos?
 
Vamos pensar antes...
 
 
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

UMA DOSE DE PREVENÇÃO...


Para manter a energia em alta e afastar o estresse, use as táticas de sucesso a seguir nas situações que não for possível fazer um pouco de exercícios nem tirar um cochilo relaxante:
 
Planeje-se: ser organizado = sentir-se no controle. Crie uma lista de tarefas especificas para as festas de fim de ano com possíveis ajustes de última hora.
 
Peça ajuda: ir ao supermercado, arrumar a casa, organizar a mesa... todas são tarefas que podem ter ajuda de outra pessoa.
 
Relaxe: em vez de pensar no que deu errado, mantenha o foco nas alegrias desta época do ano. Você se sentirá menos ansioso e estará mais preparado para lidar com os possíveis deslizes.
 
CONJUNTO PERSONALIZADO DE FERRAMENTAS DO VIGILANTES DO PESO PARA AS FESTAS
 
Reserve uns minutinhos para listar os desafios e as soluções!
http://www.vigilantesdopeso.com.br/Default.aspx

UMA DICA ESPERTA "VIDA LIGHT" DO VIGILANTE DO PESO









AS FESTAS ESTÃO CHEGANDO...


Prepare-se para as festas, saiba com lidar com as situações desafiadoras das comemorações de fim de ano.
 
a maioria de nós adora o natal e o Ano Novo, mas, para quem está se empenhando para emagrecer, essas datas podem trazem alguns obstáculos.
 
1. "Será que conseguirei controlar minha alimentação?"
 
FERRAMENTAS INDICADAS:
 
Ensaio Mental: Com essa ferramenta, é possível se preparar para lidar com situações da vida real por meio de imaginação. Primeiro, imagine a mesa farta com pratos tradicionais ( e com muitas unidades Propontos), depois, visualize-se servindo apenas com alimentos de que gosta em pequenas porções, comendo devagar e curtindo a boa companhia, finalmente, assim que fica satisfeito e para de comer.
Crenças Poderosas: Essa ferramenta pode fortalecer a sua determinação, o que vai ajudá-lo a se sentir no controle da situação. Em vez de pensar acho que perderei o controle, experimente não ver os exageros como algo inevitável, planejando maneiras de se prevenir.
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

DEZEMBRO...TENHO QUE CORRER ATRÁS DO MEU PREJUÍZO...

 
 
O POST É COMPRIDO, MAS É BEM LEGAL E INTERESSANTE!
 


Tirando os probleminhas de saúde que esta me rondando, cheguei a conclusão que dietas doidas e radicais não funciona (dão até dá  resultados, mas a saúde onde fica?).
Fiz novamente minha adesão no VP novamente (o importante não é desistir), andei lendo a revista Boa Forma que esta com dicas super legais que são elas:
 
A regra do jogo é: devagar para ir longe. Reduza o chocolate aos poucos, até chegar num Alpino. Comece dividindo sua barra com uma amiga

A cada semana, uma nova conquista


1º Semana ÁGUA ANTES DE COMER

Você já sabe que o corpo precisa de oito a dez copos todo dia. O truque é quando tomar. Anote: dois copos de água uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. "Nosso corpo nem sempre identifica bem a sede", diz Kristine Clark. "Por conta disso, às vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos na comida."

Tática: você pode deixar lembretes do tipo "não se esqueça da água" na agenda ou na caixa postal do celular. Manter uma garrafinha cheia na mesa de trabalho ou na bolsa dá certo.

2º Semana CAFÉ DA MANHÃ TODOS OS DIAS

Pesquisas comprovam que quem toma um café da manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais pique e concentração. Uma fruta, uma xícara de café com leite desnatado e uma fatia de pão integral com presunto magro ou peito de peru é uma ótima pedida para começar bem o dia.

Tática: se não tem apetite quando acorda, comece com a fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte desnatado, suco light de caixinha, torrada integral e barrinha de cereais.

3º Semana
MAIS REFEIÇÕES

"Quem divide o que come em cinco refeições por dia acelera o metabolismo entre 5 e 15%", diz a nutricionista Heloísa Guarita, especialista em fisiologia do exercício. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome.

Tática: o ideal é comer a cada três ou quatro horas. Se você toma o café da manhã às 7 h, faça um lanche às 10 h, almoce às 13 h, lanche às 16 h e jante às 20 h.

4º Semana
REFRI UMA VEZ POR SEMANA

Aproveite que você já adquiriu o hábito de beber mais água e reduza o refrigerante, que não acrescenta nada de bom ao organismo. Light ou normal, tanto faz: consumidos com a comida, diluem o suco gástrico e prejudicam a digestão.

Tática: nas refeições, tome no máximo meio copo de água. No barzinho ou no restaurante, vá de sucos pouco calóricos, como maracujá e limão com adoçante.

5º Semana

MAIS FRUTA, MENOS FOME

As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, alimentam e enganam a fome. Coma de três a quatro porções por dia, variando os tipos e inclua sempre uma cítrica (laranja, mexerica, limão) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos.

Tática: substitua o doce da sobremesa por uma fruta e economize um montão de calorias. Se detesta fruta, comece com as desidratadas, que são bem docinhas.

6º Semana
A VEZ DOS INTEGRAIS

Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta.

Tática: troque o pão branco pelo integral, de centeio ou de aveia, de preferência light. Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.

7º Semana
CHOCOLATE PELA METADE

Esse é o tipo de alimento que na medida certa faz bem: a todo momento surgem estudos comprovando que o polifenol, substância presente no chocolate, protege o coração, reduz o colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce. Em excesso, a gente já sabe: vira pneuzinho.

Tática: em vez de comer uma barra inteira, coma metade mais uma maçã ou uma fatia de mamão. A fruta vai ajudá-la a chegar a um Alpino por dia. Barrinhas de cereais e frutas secas cobertas com chocolate (tipo Supino) também matam o desejo e têm inúmeras calorias a menos.

8º Semana
LANCHES MAIS SAUDÁVEIS

A mania de comer biscoito, bala e docinhos o tempo inteiro arrasa qualquer silhueta. Veja só: 1 bombom + 50 g de ovinhos de amendoim + 3 balas + 3 biscoitos recheados = 553 calorias, mais de 1/3 do que deveria consumir num dia inteiro.

Tática: se você ama doce, na hora do lanche procure trocar o biscoito recheado por ameixa, banana ou damasco seco. Se não vive sem salgado, vá de sanduíche de pão integral com presunto magro. Outras opções gostosas: iogurte light com frutas; um punhado de amêndoas cruas sem sal; 1 suco light de caixinha com 2 torradas integrais; um capuccino com leite desnatado.

9º Semana
MASTIGUE, MASTIGUE, MASTIGUE

Quanto mais você mastigar os alimentos, melhor para a digestão e para espantar os quilos extras. A saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato.

Tática: a cada garfada, descanse os talheres ao lado do prato enquanto mastiga. Você também pode contar o quanto mastiga cada garfada: 20 vezes é um bom número.

10º Semana
50% MENOS GORDURA

Você não vive sem batata frita? Não precisa eliminar da sua vida, mas também não dá para comer todo dia e ser feliz... Reserve as frituras para os fins de semana e corte a quantidade pela metade.

Tática: em casa, mude a forma de preparo. No lugar de mergulhar os nuggets e pasteizinhos na frigideira, leve-os ao forno. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango.

11º Semana
VERDE ANTES DE TUDO

Você pode comer folhas à vontade. São levíssimas e têm um montão de vitaminas e fibras. Um prato só de verdes antes do almoço vai ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte.

Tática: rúcula, agrião, escarola, acelga e alface podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne moída, no frango de panela, no recheio das tortas, massas e panquecas e até nos sucos (evite coá-los para manter as fibras intactas).

12º Semana
JANTAR ATÉ AS 20h

Quando dormimos, o metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 h, jantar às 20 h é uma boa pedida.
Tática: quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.

http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/mudanca-habito-637627.shtml
 

sábado, 13 de outubro de 2012

ESTOU ME ODIANDO...

Boa noite!
Andei sumida, pois bem não estou sabendo organizar meu tempo: é do trabalho, para a faculdade... e é assim toda a semana... e como eu fico na verdade, não fico!!!
Que tristeza, nem aqui (no blog) eu venho mais, estou indo no Vigilantes mas só chego atrasada nas reuniões ou seja só me peso...que alias meu peso não esta me agradando em nada, apesar que hoje realizei vários exames médicos para verificar como anda minha saúde...sei lá isso não justifica meu sofrimento que estou passando neste momento, talvez eu esteja sozinha ou talvez eu quero colocar a culpa em alguém só que eu sei que a culpa é inteiramente MINHA e de mais ninguém.
Ufa, me desculpem... eu não ando muito bem, eu só sei de uma coisa que eu só estou ENGORDANDO.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MAIS UMA REUNIÃO: LANCHES X EMAGRECIMENTO.

Boa noite!
 
Meninas fica a dica de mais uma reunião dos Vigilantes do Peso:
Sabemos que é importante comer entre as refeições e sabemos também que aqueles lanchinhos são  maravilhosos, mas será que sabemos prepara-los e ficar sem culpa, o segredo mesmo é saber se os lanches que escolhemos provem saciedades por mais tempos, são nutritivos e se cabem na cota diária.
O que faz de um alimento uma boa opção de lanche?
"Aquele que dá mais energia e afasta a fome", opções ideais, que promovem a saciedade por mais tempo, são aqueles que contêm, pelo menos, dois componentes a seguir: proteínas, farinha integral, fibra e gordura saudavéis.
- Frutas;
- Iogurte desnatado;
- Cenouras baby;
- Uvas vermelhas;
- Morangos, entre outros.

domingo, 26 de agosto de 2012

HORA DE ACELERAR O METABOLISMO

Boa noite!


Olha que matéria genial:
Saiba o que a ciência aconselha a fazer para incrementar a queima de calorias

Começo da semana, aniversário, virada do ano são datas marcantes na agenda de muita gente que decide se livrar das gorduras extras e, assim, afinar as medidas. Só que, no momento de botar o plano em prática, vem à cabeça uma porção de obstáculos que emperrariam o sonho do corpo em forma. Nesse momento, a culpa recai quase sempre sobre uma palavrinha mágica, o metabolismo. E aí soltamos ou ouvimos a boa e velha frase: "Tenho dificuldade de emagrecer porque meu metabolismo é lento". A essa corriqueira desculpa a ciência responde: isso não passa de balela!

A queima de calorias não depende exclusivamente da idade biológica ou da maquinaria interna que faz o organismo funcionar. Ele reage, na verdade, aos estímulos gerados por nossos hábitos. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, após acompanhar por quase uma década mais de 500 homens e mulheres acima dos 60 anos. Os especialistas perceberam que o metabolismo permanecia mais ativo entre as pessoas que faziam exercícios físicos rotineiramente. "O gasto energético até desacelera com o avançar da idade, mas o estilo de vida, sobretudo a prática de esportes, minimiza esse declínio", afirma a fisiologista do exercício Ivani Manzzo, professora da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Isso significa que ajustes no dia a dia — e aqui entram a malhação, o cardápio e até a qualidade do sono — incentivam a gente a tostar calorias e, assim, perder peso ou conservá-lo no patamar ideal.

Mas, afinal, o que se entende por metabolismo? O termo resume uma gama de reações fisiológicas que controlam o saldão ou o estoque de energia para manter o corpo vivo. "O gasto calórico está baseado principalmente no metabolismo basal, que é o consumo de energia em repouso capaz de assegurar nossas funções vitais, e nos efeitos da atividade física e da dieta", explica a nutricionista Regiane Lopes de Sales, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Acontece que algumas atitudes diárias fazem as engrenagens do corpo humano rodarem mais rápido, ou seja, elevam o ritmo com que usamos nossas reservas mesmo horas depois de suarmos a camisa ou terminar a refeição.

Antes de explorarmos um dos principais pilares que sustentam o metabolismo acelerado, devemos esclarecer que o gasto calórico tende a variar um pouco de pessoa para pessoa — é claro que há exceções à regra, que conspiram a favor da obesidade. E ele responde diretamente à atividade dos hormônios. "Os homens costumam ter mais facilidade para manter-se em forma por causa do nível elevado de testosterona, que aumenta o consumo energético", diz Ivani. Já no corpo feminino, a gestação e a menopausa também repercutem nesse enredo e não é à toa que muitas mulheres engordam depois de ter o bebê ou parar de menstruar.

No entanto, é possível prevenir e inclusive remediar, pelo menos em parte, a situação. A chave que aciona as engrenagens, independentemente do sexo e da idade, é a tão receitada atividade física, conduta básica para impedir que o organismo não venha a se tornar uma poupança descomunal de calorias. "Os exercícios deixam as células mais sensíveis à ação de alguns hormônios, o que acaba intensificando o gasto calórico", conta a bioquímica Viviane Abreu, professora da Universidade de São Paulo.

Não é novidade que a malhação enxuga os reservatórios de gordura. Mas há algumas táticas, que, com aval científico, ativam o metabolismo não apenas no período que se passa na academia. Com elas, o dispêndio de calorias se prolonga depois da sessão de exercício. Comecemos com a musculação. "Ela propicia microlesões nos músculos e o reparo delas demanda maior trabalho do corpo", explica o educador físico Marcio Scomparin, da rede Monday Academia, na capital paulista. Fora isso, a musculatura é um tecido guloso por natureza. Assim, se ela for constantemente exigida, a energia é usada e não se acumula na forma de gordura.

A intensidade e o ritmo também instigam a liquidação calórica. Daí a vantagem do treino intervalado, que combina caminhada leve e corrida, por exemplo. Ao alterar a frequência cardíaca, ele faz o corpo entender que precisa continuar mais pilhado. E o efeito permanece até três horas após o esforço. Só não caia na tentação de conservar por meses a fio os mesmos tempos, as mesmas cargas... "Aí o corpo se adapta e aquilo vira rotina. O treino deve sofrer variações depois de um a três meses", diz Scomparin.

O metabolismo, contudo, não gira em função exclusiva da atividade física. Ele também é influenciado pela dieta. "Alguns alimentos exercem um efeito termogênico, isto é, aumentam a temperatura corporal, ocasionando maior desembolso de calorias", diz a nutricionista Elaine de Pádua, de São Paulo. Só devemos levar em conta que esse fenômeno tem um limite e depende da ingestão diária de certos nutrientes. "Ele corresponde a até 10% do consumo energético no organismo", estima Regiane Lopes de Sales.

E quem está por trás do efeito termogênico? A proteína tem larga vantagem sobre outros macronutrientes — carboidratos e gorduras. É por isso que cardápios altamente proteicos facilitam a perda de peso. "No entanto, esse tipo de dieta não é fácil de ser seguida e muita gente se vale dela de forma equivocada. Isso porque boa parte das fontes de proteína, como carnes, são também carregadas de gordura", ressalva Regiane. A saída, nesse caso, é incrementar as doses do nutriente, mas procurar cortes magros e variar as opções à mesa — peixes e legumes também contribuem com essa cota.

Recentemente, averiguou-se que tipos específicos de lipídio teriam capacidade de fazer a temperatura corporal subir e, assim, torrar mais calorias. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro aposta suas fichas nas substâncias encontradas no óleo de coco virgem. Regado sobre a refeição, ele induziria mais termogênese e saciedade. Só vale lembrar que, se o assunto é perder peso, o óleo deve fazer parte de um menu balanceado, sem direito a exageros.

Há, na realidade, uma fornada de substâncias sob investigação com potencial para esquentar o organismo e fazê-lo derreter seus estoques gordurosos. Já demonstraram sua eficácia a capsaicina, da pimenta e do gengibre, e a catequina, do chá verde. E sabe aquela história de que água gelada emagrece? Pois uma investigação do Sheba Medical Center, em Israel, comprovou que ela tem mesmo essa vocação. "A hidratação dos músculos faz com que eles dispensem mais energia", acredita o autor, Gal Dubnov-Raz. Com o líquido frio, o corpo sofre uma espécie de estresse e gasta calorias para entrar em equilíbrio de novo.

Embora os exercícios somados ao cardápio representem a principal forma de mexer com o metabolismo, ainda há outros fatores que interferem nele de forma mais indireta. Como toda ajuda é bem-vinda na hora de expulsar a gordura excedente, vale a pena analisá-los e, o principal, adotar algumas estratégias que, segundo novas pesquisas, dão aquele empurrão no extermínio calórico. Uma delas é a quantidade e a qualidade do sono. Sabe aquela conversa de que dormir ajuda a emagrecer? Ela tem fundamento se considerarmos a influência das horas sobre a cama no balanço energético. "A privação de sono tem um efeito até mesmo imediato, deixando o metabolismo mais lento logo no dia seguinte", diz o neurologista Walter Moraes, da Universidade Federal de São Paulo.

O que acontece de bom quando a gente está deitado e sonhando? "É no sono que o corpo libera o hormônio do crescimento, fundamental para conservar a massa muscular nos adultos", explica Moraes. Além disso, sob repouso, o organismo regula a produção de leptina, hormônio envolvido com a saciedade. Quem foge do travesseiro fica mais mole, com uma musculatura menos sedenta de energia e, na contramão, persiste com a fome de leão.

Muitas vezes, não é que a gente queira deixar de dormir, mas algo dificulta a tarefa de pregar os olhos. Como você deve saber, o principal patrocinador de noites em claro é o estresse. Minimizá-lo, por meio de atividades prazerosas e esportes, melhora não só o descanso como ainda tira da frente outro sabotador do metabolismo. A tensão faz o corpo, num primeiro momento, aniquilar calorias. Quando se torna crônica, porém, o tiro sai pela culatra. "Essa condição aumenta o apetite e favorece o acúmulo de gordura", avisa a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Até banhos de sol incentivam o organismo a dar adeus aos pneus. O benefício, nesse caso, não vem do calorão que baixa sobre a pele, mas, sim, da vitamina D. Um trabalho da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta que o nutriente obtido via exposição solar ajuda a regular o metabolismo e a murchar a barriga. Agora não tem desculpa: chegou o verão, é hora de emagrecer de vez.

Quem rege o metabolismo
O balanço energético que garante a nossa sobrevivência depende de um conjunto de reações químicas protagonizadas especialmente por hormônios. O regente da orquestra é o hipotálamo, área do cérebro que controla a fome, a saciedade e a temperatura interna. Também participam dessa história os músculos, o fígado, os rins e o tecido adiposo, que guardam ou proveem energia em situações de estresse e emergência.

Treinos que torram calorias
As práticas e os macetes que dão um gás ao metabolismo

Musculação
Levantar peso ajuda a expandir a massa magra em detrimento da gorda e os músculos exigem mais energia para serem mantidos na ativa. Além disso, o reparo das fibras musculares por si só eleva o gasto calórico. Só não se esqueça de que o número de séries e as cargas devem mudar de tempos em tempos para o corpo não se acostumar.

Treino intervalado
Ele pode ser aplicado às modalidades aeróbicas ou à musculação. No primeiro grupo, trata-se de alternar, por exemplo, caminhada e corrida intensa. No segundo, pode-se misturar exercícios para os braços ou pernas com corridas ou pedaladas. Como o corpo não descansa totalmente, o gasto energético dispara — e isso persiste algumas horas após o treino. "Esse programa esgota mais rapidamente os estoques de glicose e obriga o organismo a queimar gordura", explica a educadora física Ana Dâmaso, da Universidade Federal de São Paulo.

Exercícios vigorosos
Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revela que combinações de exercícios que trabalham ao máximo o aproveitamento de oxigênio fazem a queima de energia perdurar até 14 horas depois do suadouro. Os treinos propostos por boxe e artes marciais podem proporcionar efeito parecido devido à sua intensidade.

Anabolismo e catabolismo
Esses dois palavrões têm tudo a ver com o equilíbrio energético. Enquanto o primeiro se refere à faculdade de armazenar fontes de energia, o segundo se reporta à quebra de moléculas que são usadas pelo corpo como combustível em períodos de necessidade. A dupla trabalha em sincronia e o resultado é o que conhecemos por metabolismo. Quando o processo catabólico se acentua, por mudanças de hábito, a gente perde peso.


Trocas à mesa pró-metabolismo

No que maneirar e no que investir para elevar a queima de calorias

MENOS DESSES...

Gorduras saturadas e trans
Fornecidas pelas carnes e por produtos industrializados, elas fazem com que o tecido adiposo fique mais volumoso quando ingeridas em excesso.

Açúcar
Ele é rapidamente absorvido na circulação e, assim, convertido ligeiro em energia. Quando se abusa, porém, desequilibra, com o tempo, a produção de insulina e o excedente de glicose se deposita na forma de gordura.

Massa refinadas
O raciocínio é semelhante ao do açúcar. Quem exagera nas massas brancas corre mais risco de engordar e ganhar barriga. Prefira as integrais, enriquecidas com fibras, que regulam os picos de glicose no sangue e prolongam a saciedade, além de demandarem mais energia para serem digeridas.

...E MAIS DESSES

Proteína
Ela cobra mais trabalho do corpo para ser quebrada no sistema digestivo e eleva a temperatura interna. Priorize cortes magros e sirva-se de peixes e legumes.

Gengibre e pimenta
Eles abrigam capsaicina, substância que faz a temperatura corporal decolar. Só não adianta comer uma vez por semana. O consumo dever ser diário.

Chás verde e branco
Eles têm catequinas, que elevam o gasto energético e maximizam a eliminação dos pneus.

Leite e derivados
O cálcio ofertado por eles reduz a absorção de ácidos graxos e aumenta a capacidade do corpo de esvaziar os depósitos adiposos.

Óleo de coco virgem
Alvo de pesquisa recente, ele tem substâncias que disparam a temperatura do organismo e controlam o apetite desenfreado.

Fat burners funcionam?
Os suplementos que prometem eliminar as gordurinhas viraram febre nas academias. Mas um levantamento da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, pontua que ainda faltam evidências sobre sua eficácia. "Muitos deles possuem hormônios que até aceleram o metabolismo, mas podem ter efeitos colaterais", diz o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.


Doenças que pisam no freio metabólico

Algumas desordens boicotam o balanço energético e dificultam o emagrecimento. Fique de olho

Hipotireoidismo
O déficit na produção dos hormônios da tireoide faz todo o corpo trabalhar em ritmo preguiçoso. O metabolismo desacelera e, aí, o indivíduo tende a engordar. Felizmente, a reposição hormonal reverte o problema.

Constipação intestinal
Esse distúrbio, mais comum em mulheres e idosos, pode ser indício de um gasto calórico abaixo da média e ainda piora o quadro porque estorva a absorção de nutrientes, entre eles os termogênicos.

Déficit de testosterona
A queda nas taxas do hormônio masculino corta um estímulo natural aos músculos, que são grandes consumidores de energia, e favorece o acúmulo de calorias na forma de gordura.

Males hepáticos
Quando o fígado sofre por causa do excesso de gordura ou da cirrose, ele perde parte da capacidade de produzir moléculas que aceleram as reações químicas do organismo e de disponibilizar glicose quando necessário.

A antigordura
É o tecido adiposo marrom, que vem sendo cada dia mais estudado como promessa no combate à obesidade. Diferentemente da gordura branca, que armazena energia, esse outro tipo utiliza calorias para manter a temperatura do corpo num estágio adequado. Como suas reservas são pequenas comparadas ao tecido branco, avaliam-se formas de intervir e aumentar sua concentração.
http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/acelerar-metabolismo.shtml

sábado, 28 de julho de 2012

NÃO SEI O QUE DIZER...VOCÊ ESTÁ COM FOME? TEM CERTEZA?


Boa noite!
Tudo bem que esta semana voltei na reunião dos VP com 500g a mais, mas eu sei por que estou entrando naquela semana...
Mas vamos ao que importa hoje o que foi falado na reunião foi sobre FOME EMOCIONAL será que sabemos identifica-la?
1º PASSO: para testar se você em sintonia com os sinais de fome física, complete as frases abaixo:
Quando estou com FOME, eu sinto...
Quando estou SATISFEITO, eu sinto...
Quando COMI DEMAIS, eu sinto...
2º PASSO: compare suas anotações com as seguintes definições:
COM FOME: seu estômago está vazio e sua energia está baixa, disparando um misto de sensaçõesmem seu corpo: seu estômago começa a roncar, voc~fica com pouca energia e é mais dificil se concentrar.
SATISFEITO: seu estômago não está roncando e você se sente renovado e concentrado.
COMEU DEMAIS:você se sente desconfortável, como se fosse explodir.
3º PASSO: confira o resultadodo teste;(QUEM FIZER O TESTE E QUISER O RESULTADO É SÓ PEDIR QUE COLOCAREI CERTO!)
Vamos valorizar os alimentos plenos (frutas, verduras e legumes). 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MATERIA INTERESSANTE PARA NÓS MULHERES...

 

Boa noite!
Achei bem interessante copiei para nós mulheres.

 

 

Menstruação e malhação?

Veja que tipo de treino seguir “naqueles dias” para não perder o ritmo na academia

Por Bianca Iaconelli

No período da menstruada, todo o organismo é alterado. As mudanças no corpo são incômodas e atrapalham movimentos simples, imagine então na academia? Até mesmo antes, na TPM, algumas mulheres se sentem cansadas, inchadas e com menos força para o treino. Mas será que esses sintomas do período de ovulação atrapalham mesmo o desempenho?
Pesquisadores turcos entrevistaram 241 atletas mulheres ao longo de 1 ano e 3 em cada 4 delas disseram não conseguir fazer bem os exercícios nos dias que antecediam a menstruação. Segundo um estudo da Universidade West Virginia, nos EUA, elas tem razão. Se uma mulher possui sintomas fortes desta época como cólica, dores, cansaço e inchaço, pode se sentir mais fraca para os exercícios físicos, não é só uma impressão.
Se você sofre deste problema, nada de emendar uma cartela de anticoncepcional na outra para mander vê na malhação. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas dos EUA diz que o melhor a fazer é diminuir o ritmo dos exercícios mais pesados, como a musculação, e dar ênfase aos aeróbicos, que ajudarão a aliviar dores, sem causar novas pelo esforço em excesso. Ah, sem contar que você afasta o mau humor, a fadiga e até dorme melhor.
http://revistashape.uol.com.br/component/content/721/materia/menstruacao-e-malhacao

segunda-feira, 16 de julho de 2012

OLHA OS RESULTADOS APARECENDO


Boa noite!
Vim falar como estou feliz, pois sexta-feira fui na reunião do Vigilantes e...menos 500grs, portanto meu peso neste momento é 79,00 (deu algum problema na minha tabela e logo ela voltará para o lugar dela). E sabe o que aprendi e vou compartilhar com vocês é estratégicas para se monitorar são oitos super dicas que são elas:
1 usar caneta fazer jornal pessoal anotar tudo que come ;
2 avaliar a fome ter sintonia com o próprio corpo;
3 tirar as medidas as vezes o ponteiro não mexe mas olhe as medidas;
4 colorir as anotações informações visuais;
5 contar com as orientações saudáveis escolhas inteligentes;
6 monitorar a longo prazo feedback para o sucesso;
7 usar o despertador jogo de memória;
8 analise suas emoções desabafo saudável.

ESTA SEMANA:
Além de monitorar alimentação, use o jornal pessoal para registrar algo novo. Pode ser um exercício, seu nível de fome ou suas impressões sobre a mudança de hábitos. O que essas anotações lhe ensinam sobre seus comportamentos?



segunda-feira, 9 de julho de 2012

VOLTEI PARA OS VIGILANTES DO PESO...

Bom dia!
Estou muito decepcionada comigo mesmo, pois meu peso aumentou e muito e tudo isso é culpa
minha pois ninguém colocou nada na minha boca ou me obrigaram a comer...
Pois bem fui sexta-feira e quando terminei de assinar minha adesão e subi na balança, meu coração veio na boca e deu um nó na garganta e desabei comecei a chorar compulsivamente e só consegui parar de chorar quando a orientadora Vera falou que quando não se policiamos e comemos de tudo principalmente em excesso e não praticamos atividade física o resultado é esse gordura acumulada.
O melhor também é conheci uma associada que também me deu maior apoio (Cláudia), enfim mais tarde eu volto e conto qual foi o tema da palestra.

terça-feira, 3 de julho de 2012

REPORTAGEM DO BEM ESTAR...

 

 

Dançar forró alivia estresse, queima calorias e fortalece os músculos

Aprenda alguns passos simples para dançar nas festas juninas.
Quem está começando pode se cansar muito rápido e ter cãimbras.
Dançar é uma ótima maneira de se divertir, aliviar o estresse e, de quebra, eliminar alguns quilinhos.

Em junho, mês de festas juninas, um dos ritmos mais pedidos é o forró, típico do nordeste do Brasil. O ritmo é tema também da personagem Suelen, interpretada pela atriz Ísis Valverde, na novela Avenida Brasil.

Como é um ritmo bem acelerado, dançar forró ajudar a perder calorias, além de fortalecer os músculos das pernas, o abdômen e os glúteos. Segundo a médica do esporte, Fernanda Lima, dançar por uma hora queima mais de 200 calorias.

Já o forró eletrônico, que é ainda mais movimentado, pode queimar o dobro de calorias perdidas na dança do forró tradicional, que é só o famoso “dois para lá, dois para cá”.

Mas quem não está acostumado a dançar, pode se cansar muito rápido e ter cãimbras, principalmente na região da panturrilha e dos pés.

Essa contração involuntária do músculo pode acontecer também por causa da fadiga muscular, do encurtamento muscular, da falta de hidratação do músculo (que pode acontecer em quem dança muito), falta de minerais como potássio e magnésio ou falta de cálcio.

Para resolver a cãimbra, a dica é alongar a região. Alimentos como leite, banana e água também ajudam a prevenir contra esse incômodo.

http://g1.globo.com/bemestar/

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PRIMEIRA TAREFA...


Boa noite!

A tarefa que o blog Desafio das Estações propôs foi a seguinte:

- Registrar as vantagens de emagrecer e ler todos os dias, bem essa tarefa foi tirada de um livro que por conhecidencia euzinha tenho ou seja tenho que anotar as vantagens de emagrecer e todos os dias pela manhã ou quando sentir necessidade.
Ah, eu ganhei no meu niver uma adesão do Vigilantes do Peso portanto sexta-feira eu estarei de volta e com muita garra, pois eu engordei muito e isso tenho que mudar...

domingo, 1 de julho de 2012

O DESAFIO COMEÇOU...



A partir de amanhã dia 02/07 - inicia o DESAFIO DE PRIMAVERA...

O Desafio começa oficialmente amanhã, então vamos recapitular as regras:
Início: 02/07/2012
Término: 23/09/2012
1º pesagem: entre 06 e 08 de julho de 2012 até às 13:00
Balanço semanal: sempre às segundas-feiras
Última pesagem: entre 21 e 23 de setembro até às 13:00
Balanço final: 24 de setembro de 2012;
O TIPO DE DIETA a ser seguida fica a cargo do participante. Não recomendaremos nenhum tipo de medicamento ou equivalente, somos a favor de alimentação equilibrada e atividade física.
PRAZOS E PESAGENS
As pesagens serão uma vez por semana, sendo que o peso poderá ser postado da sexta até domingo ás 13:00;O envio de peso deve ser com vírgula separando as casas decimais. Ex: 102,3. Não será aceita a pesagem de quem inserir junto ao peso a sigla "KG" ou qualquer outra;
Mesmo que você tenha engordado, continue mandando seu peso e participando do desafio para que não desanime;
RANKING SEMANAL
Toda quarta-feira será publicado um ranking com os 5 primeiros colocados. A entrevista será enviada por e-mail, respondê-la é opcional;
TAREFAS
Serão propostas algumas tarefas semanais para que os participantes realizem individualmente. A participação é facultativa.
O VENCEDOR
O ganhador do desafio será quem perder mais % de peso;
DÚVIDAS
Dúvidas ou problemas na inscrição ou nas pesagens só serão resolvidos se utilizar o link "Dúvidas". Perguntas via email oiu comentários não serão respondidos.
OBJETIVO
Como ainda não temos patrocinadores ou similares, nosso Desafio não dá prêmios. Entretanto, o maior prêmio está na sua superação pessoal.
Enfatizamos que o objetivo do Desafio é manter um grupo de incentivo mútuo, e que o apoio de cada participante é crucial nessa caminhada – seja através de uma palavra de conforto, uma advertência, uma orientação... Estamos aqui para ajudar e sermos ajudados!
Lembrem-se de que vencer o Desafio é interessante, mas, o simples fato de estarem aqui, já os torna vencedores. A vitória é de todo aquele que desafiou a si próprio!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MAIS UM INCENTIVO...

E hoje foi dada a largada no desafio da Rô, e tudo isso com objetivo de nós dar força e mostra que somos capazes.
aí segue as dicas que peguei do blog da Rô:
ANOTE SEU PESO DE HOJE EM SUA AGENDA!!! No dia 20/07 deixarei disponível aqui no blog formulário para preenchimento com o resultado final do desafio(peso eliminado).



Algumas dicas:

Quando a intenção é perder peso, é fundamental ter disciplina para conseguir controlar alimentação e adaptar o organismo para evitar os impulsos na hora das refeições. E se o objetivo é também incluir definitivamente os exercícios em seu dia a dia, o ideal é procurar profissionais especializados, como educadores físicos, nutricionistas e médicos do esporte, para garantir um resultado eficiente e seguro para a sua saúde. Para começar, confira 10 dicas que ajudarão você a entrar em forma.


1. Cheque suas medidas. Faça um acompanhamento da porcentagem de gordura e de massa muscular para controlar com mais precisão as perdas. Existem alguns métodos para isso, como o teste de biopedância ou a medição das dobras cutâneas. A boa e velha fita métrica também é de grande ajuda.


2. Passe a praticar atividades aeróbias. Inclua sessões de caminhada, natação ou corrida, por exemplo, em sua rotina.


3. Tenha foco. Os exercícios exigem atenção para que o resultado seja o mais satisfatório possível. Treinar realizando outras tarefas ao mesmo tempo, como ler ou assistir TV, pode diminuir a intensidade dos esforços realizados e, consequentemente, a perda de calorias será prejudicada.


4. Não deixe de fazer musculação. A atividade ajuda a otimizar a resistência e aumenta a massa magra. Assim, seu metabolismo ficará mais rápido, acelerando a queima de calorias.


5. Experimente treinos em circuito. Essa é uma forma dinâmica que trabalha todas as partes do corpo de maneira intensa. As sessões incluem de seis a oito estações (como flexões de braço, bike e agachamento, por exemplo), realizadas sem intervalo, o que estimula a perda de gordura.


6. Varie as sessões ao longo da semana. O melhor é diversificar os treinos para manter a queima de gordura ativa. Aposte em diferentes modalidades e alterne exercícios de alta e moderada intensidade.


7. Programe refeições regulares. Permanecer um longo período sem se alimentar prejudica o metabolismo e, ao final do dia, isso pode gerar picos de ansiedade e compulsão por doces. Consuma alimentos variados e coma a cada três horas.


8. Evite determinados alimentos antes dos exercícios. Gorduras possuem digestão lenta e podem causar desconforto gastrointestinal durante as atividades físicas. Por isso, antes dos treinos, elimine do cardápio alimentos como frituras, carne com gordura ou processada, queijo amarelo, bebidas gasosas. Dessa forma, você se sentirá mais disposta e estimulada para manter o corpo ativo.


9. Mastigue bem durante as refeições. Uma pesquisa da Harbin Medical University, da China, indicou que mastigar mais vezes os alimentos ajuda a perder peso. Isso porque o cérebro terá mais tempo para receber os sinais de saciedade do estômago e torna-se menor a probabilidade de consumir além do necessário.


10. Reserve horas certas para o seu sono. A quantidade ideal de horas de sono permite que a pessoa acorde recuperada. Como a secreção hormonal se estabiliza, o metabolismo dos alimentos será melhor.

domingo, 24 de junho de 2012

30 ANOS: PILATES É IDEAL PARA ESSA IDADE...




Assim como o pilates, treinamento funcional, modalidades mais vigorosas de ioga e aulas de body balance também usam o peso do próprio corpo como resistência, ajudando a tonificar os músculos de maneira diferente. O importante, em todas essas atividades, é ter domínio dos movimentos. Pode não parecer, mas, para isso, você sua (e muito) o top.

. Quer correr, fazer spinning ou encarar sessões no transport? Ok, os exercícios aeróbicos dão uma tremenda força para emagrecer e ajudam a acelerar o metabolismo, que na casa dos 30 anos já vai ficando mais lento. Porém, não deixe de praticar atividades que tonificam a musculatura, para manter o corpo durinho e ajudar a prevenir lesões. “Elas também são ótimas se você passa muito tempo sentada ou em pé, pois reorganizam a postura, evitando dores nas costas”, comenta Alessandra.

Execute os exercícios sem pressa, contraindo o abdômen como se quisesse colar o umbigo nas costas.
Sentada, pernas flexionadas e coluna reta, segure por trás das coxas. Inspire e desenrole o tronco expirando, vértebra por vértebra, até quase encostar os ombros no chão, mantendo o queixo perto do peito e os ombros longe das orelhas. Volte à posição inicial. O bumbum, as coxas e a barriga devem ficar contraídos e os pés firmes no chão.

Faça 10x
Deitada, segure a bola, pressionando-a com as mãos firmes e dedos fechados. Tire pescoço e ombros do chão (sem aproximá-los das orelhas). Inspire e flexione a perna esquerda, aproximando-a do peito. A perna direita fica estendida em um ângulo de 45 graus em relação ao chão. Deixe os pés estendidos (em ponta). Troque a posição das pernas expirando, sem soltar os músculos da barriga.

Faça 10x
Deitada, inspire e estenda a perna direita para o alto, segurando-a na panturrilha ou na altura do joelho. Tire pescoço e ombros do chão (sem aproximá-los das orelhas). A perna esquerda fica estendida em um ângulo de 45 graus em relação ao chão. Deixe os pés estendidos (em ponta). Troque a posição das pernas expirando, sem soltar os músculos da barriga.

Faça 10x
Deitada de lado, braço de baixo flexionado, cabeça apoiada na mão. O outro braço fica apoiado à frente do corpo. Estenda a perna de cima. Deixe o pé estendido (em ponta). Contraia bem os músculos das pernas, coxas, bumbum e abdômen. Inspire e eleve a perna de cima bem estendida expirando. Volte encostando os calcanhares.

Faça 10x de cada lado
Deitada, braços estendidos ao lado do corpo. Eleve as pernas estendidas e apoie panturrilhas e calcanhares na bola. Deixe os pés estendidos (em ponta) e olhe para o alto. Inspire e eleve os quadris, tirando o bumbum do chão. Contraia bem os glúteos, as coxas e o abdômen e sustente a posição por 3 segundos. Volte expirando.

Faça 5x
http://boaforma.abril.com.br/fitness/body-mind/30-anos-pilates-ideal-idade-565552.shtml

quinta-feira, 21 de junho de 2012

DICA VIGILANTES...

BOA NOITE!

Vamos ficar de olho no que colocaremos no prato, pois o inverno chegou e os Vigilantes do Peso começa da varias dicas para que não possamos nos sabotar:
<><> <><>
Alimentos da estação
INVERNO

• abacate
• aipo
• couve-de-bruxelas
• couve-flor
• frutas cítricas: limão, laranja, grapefuit
• raízes: batata e cenoura
• repolho
• romã
• verduras: couve
• crespa

Além de estarem baratos não podemos nós esquecer que são saudavéis.
http://www.facebook.com/vigilantesdopeso

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PRA QUEM GOSTA...COMO EU...NESSE DIA VAI PIPOCA....


Boa noite...

Adora essa saga e pra quem curte com eu da uma olhadinha no trailer...Nesse dia como pipoca sem culpa...

terça-feira, 19 de junho de 2012

DESAFIO DE PRIMAVERA...VAMOS NESSA...

BOA NOITE!

ACABEI DE ME INSCREVER NO DESAFIO DE PRIMAVERA QUE TERÁ INICIO NO DIA 01/07 COM TERMINO 23/09...AH AS INSCRIÇÕES VAI ATÉ O DIA 30/06...VAMOS PARTICIPAR É MAIS UM INCENTIVO...
AÍ VAI O LINK DO BLOG DESAFIO DAS ESTAÇÕES:http://www.desafiodasestacoes.com/2012/06/vem-ai-desafio-de-primavera.html

sexta-feira, 8 de junho de 2012

POR QUE ENGORDAMOS...

Muitas vezes nos perguntamos: como nosso organismo funciona? Qual é o mecanismo que nos faz emagrecer ou engordar?
Nosso corpo trabalha como um carro: para que ambos funcionem, é necessário combustível, e o combustível para o corpo é a energia que vem dos alimentos que consumimos todos os dias. Essa energia é usada para que o coração bata, para respirarmos, fazermos a digestão, enfim, para o funcionamento de todas as funções fisiológicas do organismo, e também para brincarmos, praticarmos esportes, estudarmos, caminharmos, etc. Cada pessoa precisa de certa quantidade de energia para suprir estas necessidades. Se comermos a mesma quantidade de calorias que gastamos, nosso peso se mantém, porém, se consumirmos mais do que gastamos, nosso corpo armazena esse excesso sob a forma de gordura, para nos fornecer energia quando for necessário. Se não gastarmos essa reserva, vamos acumulando, acumulando e acabamos engordando. Muitas vezes, o excesso de calorias vem de alimentos poucos nutritivos e muito calóricos que fazem parte do nosso dia a dia, como refrigerantes, sanduíches, chocolates, doces, salgadinhos industrializados, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, maionese, frituras, etc.
E nem é necessário comer muito desses alimentos para ingerir muitas calorias. Um adolescente de 10 a 14 anos precisa, em média, de 2.500 a 3.000 kcal se for garoto e, se for menina, de aproximadamente 2.200 kcal, conforme recomendações da FDA (Food and Drugs Adminstration).

Uma das maneiras de se gastar o que já foi guardado sob forma de gordura é fazer algum tipo de atividade física, como caminhada e esportes (futebol, vôlei, tênis, basquete, corrida, etc). Ficar muito tempo em frente à TV ou ao computador nos faz economizar calorias e, com isso, acabamos engordando. É interessante fazer um tipo de atividade física diariamente. Na sessão “Fale com Educação Física” do portal, você encontra uma tabela com os diversos tipos de esportes e seu gasto energético.
A mudança de alguns hábitos alimentares colabora para a manutenção da saúde e também para não ganharmos excesso de peso. Uma alimentação equilibrada tem de se constituir, diariamente, de alguns grupos alimentares, como mostra a pirâmide dos alimentos:
- Na base da pirâmide, está o grupo dos grãos e cereais, que são os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, pois são as grandes fontes de energia. Nesse grupo, estão o arroz, o macarrão, pães, massas e demais cereais (milho, aveia, centeio, trigo, etc.). Devemos comer de 6 a 11 porções por dia.
- No segundo andar, estão os grupos das frutas e dos vegetais. Esses alimentos têm como função regular nosso metabolismo. É recomendado o consumo de 2 a 4 porções de frutas por dia (podem ser servidas na forma de suco) e de 3 a 5 porções diárias de vegetais (cenoura, tomate, alface, brócolis, espinafre, abobrinha, couve, etc.).
- No terceiro andar da pirâmide, encontra-se o grupo do leite e derivados, que são fontes de proteína, e também o grupo das carnes, ovos, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes e castanhas. Devem ser consumidas 2 ou 3 porções desses alimentos, diariamente.
- No topo da pirâmide, encontramos o grupo dos óleos, gorduras e doces. Esses alimentos devem estar presentes em pequena quantidade em nossa dieta, pois são os mais calóricos e os que fornecem menor qualidade nutricional. Devemos consumi-los apenas para auxiliar o preparo de receitas dos outros grupos, mas com moderação. Não se deve nunca substituir uma refeição por doces, refrigerante ou salgadinhos.
Apesar de a água não estar presente na figura da pirâmide, devemos tomar de 2 a 3 litros dessa substância por dia. Esse é um alimento que não fornece calorias e é imprescindível para a saúde, pois hidrata o organismo e transporta grande parte dos nutrientes.
Com base nessas informações, você já consegue selecionar melhor os alimentos que está consumindo e, assim, melhorar a qualidade de sua alimentação.