sexta-feira, 8 de junho de 2012

POR QUE ENGORDAMOS...

Muitas vezes nos perguntamos: como nosso organismo funciona? Qual é o mecanismo que nos faz emagrecer ou engordar?
Nosso corpo trabalha como um carro: para que ambos funcionem, é necessário combustível, e o combustível para o corpo é a energia que vem dos alimentos que consumimos todos os dias. Essa energia é usada para que o coração bata, para respirarmos, fazermos a digestão, enfim, para o funcionamento de todas as funções fisiológicas do organismo, e também para brincarmos, praticarmos esportes, estudarmos, caminharmos, etc. Cada pessoa precisa de certa quantidade de energia para suprir estas necessidades. Se comermos a mesma quantidade de calorias que gastamos, nosso peso se mantém, porém, se consumirmos mais do que gastamos, nosso corpo armazena esse excesso sob a forma de gordura, para nos fornecer energia quando for necessário. Se não gastarmos essa reserva, vamos acumulando, acumulando e acabamos engordando. Muitas vezes, o excesso de calorias vem de alimentos poucos nutritivos e muito calóricos que fazem parte do nosso dia a dia, como refrigerantes, sanduíches, chocolates, doces, salgadinhos industrializados, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, maionese, frituras, etc.
E nem é necessário comer muito desses alimentos para ingerir muitas calorias. Um adolescente de 10 a 14 anos precisa, em média, de 2.500 a 3.000 kcal se for garoto e, se for menina, de aproximadamente 2.200 kcal, conforme recomendações da FDA (Food and Drugs Adminstration).

Uma das maneiras de se gastar o que já foi guardado sob forma de gordura é fazer algum tipo de atividade física, como caminhada e esportes (futebol, vôlei, tênis, basquete, corrida, etc). Ficar muito tempo em frente à TV ou ao computador nos faz economizar calorias e, com isso, acabamos engordando. É interessante fazer um tipo de atividade física diariamente. Na sessão “Fale com Educação Física” do portal, você encontra uma tabela com os diversos tipos de esportes e seu gasto energético.
A mudança de alguns hábitos alimentares colabora para a manutenção da saúde e também para não ganharmos excesso de peso. Uma alimentação equilibrada tem de se constituir, diariamente, de alguns grupos alimentares, como mostra a pirâmide dos alimentos:
- Na base da pirâmide, está o grupo dos grãos e cereais, que são os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, pois são as grandes fontes de energia. Nesse grupo, estão o arroz, o macarrão, pães, massas e demais cereais (milho, aveia, centeio, trigo, etc.). Devemos comer de 6 a 11 porções por dia.
- No segundo andar, estão os grupos das frutas e dos vegetais. Esses alimentos têm como função regular nosso metabolismo. É recomendado o consumo de 2 a 4 porções de frutas por dia (podem ser servidas na forma de suco) e de 3 a 5 porções diárias de vegetais (cenoura, tomate, alface, brócolis, espinafre, abobrinha, couve, etc.).
- No terceiro andar da pirâmide, encontra-se o grupo do leite e derivados, que são fontes de proteína, e também o grupo das carnes, ovos, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes e castanhas. Devem ser consumidas 2 ou 3 porções desses alimentos, diariamente.
- No topo da pirâmide, encontramos o grupo dos óleos, gorduras e doces. Esses alimentos devem estar presentes em pequena quantidade em nossa dieta, pois são os mais calóricos e os que fornecem menor qualidade nutricional. Devemos consumi-los apenas para auxiliar o preparo de receitas dos outros grupos, mas com moderação. Não se deve nunca substituir uma refeição por doces, refrigerante ou salgadinhos.
Apesar de a água não estar presente na figura da pirâmide, devemos tomar de 2 a 3 litros dessa substância por dia. Esse é um alimento que não fornece calorias e é imprescindível para a saúde, pois hidrata o organismo e transporta grande parte dos nutrientes.
Com base nessas informações, você já consegue selecionar melhor os alimentos que está consumindo e, assim, melhorar a qualidade de sua alimentação.

0 comentários:

Postar um comentário