quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMO SE LIVRAR DA COMPULSÃO POR DOCES...

Algumas dicas podem ser úteis para o combate à sua compulsão:
- Faça diariamente 3 refeições principais e mais 2 pequenas refeições ao longo do dia para controlar seus níveis glicêmicos e a fome.

- Tenha certeza de que você come porções adequadas de carboidratos complexos, principalmente em refeições depois das quais você sente maior desejo por doces.

- Esse desejo aumentado pode estar sinalizando apenas uma necessidade maior por carboidratos.

- Certifique-se que sua dieta contém adequadas porções de proteína animal e vegetal. Uma quantidade satisfatória pode aumentar a saciedade e diminuir sua vontade de doces. Se a sua dieta já contém proteínas demais, não aumente ainda mais, pois isso pode exacerbar o seu vício.

- Reduza o consumo de doces, açúcar, cafeína e álcool.
- Pode ser interessante, ou até mesmo necessário, estipular uma freqüência semanal para o consumo de doces, assim favorecendo sua maior adesão aos tratamentos dietéticos. Prefira consumi-los após refeições com bom conteúdo de proteínas e nunca com o estômago vazio, pois a queda na glicemia muito rápida provocará maior compulsão pelo mesmo.

- Escolha alguns substitutos naturais ao açúcar para adoçar como: mel orgânico, melado, tâmaras, concentrados de frutas, uvas passas e stevia. Embora eles sejam naturais ou menos refinados que o açúcar, eles não devem ser utilizados em grandes quantidades. Para muitos não causam as mesmas reações que o açúcar e ainda agregam algum valor nutricional.

- Não utilize aspartame como substituto ao açúcar, pois ele diminui a biodisponibilidade do triptofano, reduzindo os níveis cerebrais de serotonina, contribuindo indiretamente para mudanças de humor e distúrbios do sono. Além disso, seu alto conteúdo de metanol pode provocar dor de cabeça, perda de memória, depressão, náuseas entre outros.
- Uma vez que sua necessidade por doces possa ser apenas uma necessidade emocional ou psicológica, não tente eliminá-los da dieta enquanto não tiver um suporte social, emocional e, sobretudo, nutricional adequado.

- Pode ser útil a suplementação de alguns nutrientes. Cromo, biotina e glutamina em especial, diminuem o vício por doces. Além disso, estão indicadas as vitaminas do complexo B e vitamina C. A dieta apropriada associada a uma suplementação é a combinação ideal ao combate a essa compulsão alimentar.

- Os exercícios físicos podem ajudá-lo a diminuir o consumo de chocolate. Pesquisas preliminares têm descoberto que exercícios aumentam os níveis de feniletilamina e que poderia ser responsável pelos benefícios psicológicos do exercício

Portanto, estando o seu metabolismo mais balanceado, de acordo com estas modificações dietéticas, menor será a compulsão por doces.
http://www.nutconsult.com/artigos-compulsaopordoce.htm

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Rosana!Adorei seu blog e tbm estou precisando eliminar vários quilos extras,poderia me dizer como conseguir a tabela do programa propontos do vigilantes?
Abraços e obrigada.
jackliska@ig.com.br

ttary disse... [Responder comentário]

Olá, tudo bem, parabéns pelo seu blog, eu ainda estou aprendendo esse mundo virtual, eu comprei o sistema do vigilantes do peso em casa, mas não sei como calcular a minha cota diária, voce saberia me explicar, já mandei email para os vigilantes, mas ainda não recebi resposta. desde já grata... bjs Rita

Rosana disse... [Responder comentário]

@ttaryOlá pra mim pode te ajudar me diz se vc tem a calculadora dos Vigilantes (essa também da para fazer contas) senão tiver vc pode me falar seu peso, altura e idade ai eu pergunto para minha orientadora tá.
bjs

Postar um comentário