segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OPA...ESTOU DE VOLTA...

VOLTEI, E HOJE FIZ 40 MIN DE CAMINHADA NA HORA DO ALMOÇO COM MINHA AMIGA ELI, E QUANDO CHEGUEI EM CASA FIZ MAIS 30 MIN DE SIMULADOR...
AH MAIS UM MINI DESAFIO: 2 L DE AGUA POR DIA.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DICAS PARA REDUZIR A BARRIGA

Uma alimentação saudável é ideal para manter a forma e até perder aquela barriginha indesejável.EVITE:
· Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
· Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados. 


Alimentos que favorecem uma barriga retinha:

· As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições).
· Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino).

Dicas para diminuir o volume da barriga

· Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a gordura localizada;
· As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;
· Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia).
· Pratique atividade física - além de queimar calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com freqüência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal);
· Fracione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.
· Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.
· Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
· Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.
· Evite o consumo excessivo de sal, exemplos - Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos( lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).
· Aumente o consumo de alimentos diuréticos - erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas ( gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.
· Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.
· Atenção a alguns adoçantes - alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.
· Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).
· Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AMIGO SECRETO + UM MINI DESAFIO...


BOA NOITE GALERA!
Ufa, hoje deu tempo para fazer algumas visitinhas e ver quem eu tirei de amigo secreto... E o melhor de tudo que meu amigo secreto é uma pessoa muito simples (deu varias sugestão) e adorei e vou comprar logo o presente dela.
Agora com relação desafio da Lu francesa mais um mini desafio (não estou indo muito bem que saco) esta semana é pra ser saudavél, portanto vamos fazer assim (vou colocar em pratica amanhã 22/11): uma semana sem doce + jantar com sopa ou salada e este desta semana...o que vocês acham, preciso ter mais motivação e não me deixar me abalar sai gordura...


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ESTOU SEM MOTIVAÇÃO PARA EMAGRECER...

Passar a vida se colocando em segundo, terceiro plano só faz mal a você mesma. Mude o foco das coisas e valorize-se!
Algumas mulheres estão sempre em busca de alguém que as ame profundamente.
Esforçam-se e fazem de tudo para agradar, no intuito, ainda que inconsciente, de receberem algum reconhecimento. Assim, se superam e se sobrecarregam e, muitas vezes, sem perceber, vão diminuindo cada vez mais o tempo que tinham para cuidar de si mesmas.

Mas nem agindo assim conseguem obter a atenção do companheiro. Aos poucos vão se sentindo desvalorizadas, desmotivadas, sem ânimo para cuidar delas mesmas, mas continuam se esforçando para cuidar do outro. Se tiverem filhos e um trabalho, o tempo para si praticamente não existe mais.

Procuram manter a ordem de tudo e, quando o marido chega em casa, na maioria das vezes, ignora tudo o que foi feito para que eles possam usufruir o conforto do lar. Alguns homens agem como se tudo que está ali, pronto para que eles possam descansar, fosse realizado num passe de mágica. Nada dizem, nada demonstram, a não ser indiferença.

A mulher que está ao seu lado passa despercebida. Não há um elogio, um carinho e ela se abandona cada vez mais. Alguns não conseguem perceber o mal que estão começando a provocar: carência afetiva. Ele provoca e ela permite. Para diminuir a subnutrição emocional, ela come mais e mais.

Quando há pouco ou nenhum reconhecimento por tudo que se faz é comum perder o interesse em continuar fazendo. Mas, como algumas coisas não são possíveis de serem deixadas de lado, deixam cada vez mais a si mesmas.

Tudo isso acontece num processo lento e quase sempre inconsciente. A desmotivação e a baixa auto-estima começam a se sobrepor. Começa o processo de compensação, quanto menos recebe, menos acredita nela mesma e mais come. Como sente que não consegue ter o prazer de ser amada da forma que gostaria, começa a ter prazer em comer.

Começa uma corrida por vários médicos, como se buscasse em cada um deles a atenção que não recebe do marido. Busca nos grupos de auto-ajuda o incentivo que não encontra dentro da própria família. Comendo mais, engorda e assim começa um círculo vicioso. Come, consulta médicos, faz regime, toma medicações, recorre a tudo que aparece pela frente. Quer realmente emagrecer, mas ainda com o intuito de agradá-lo.

Ele muitas vezes não percebe ou a cobra ainda mais. Durante um tempo, consegue chegar ao peso desejado, mas depois tudo volta como era e a insatisfação diminui ainda mais a vontade de continuar a fazer algo por si mesma. Sentindo que se não é merecedora de nada ou de muito pouco por quem ela faz tanto, passa a não acreditar nela mesma. Não há motivação para continuar.

Na verdade, não é que falta motivação para manter um programa de reeducação alimentar, falta motivação para se sentir merecedora de ser amada, pois não é correspondida em suas necessidades de afeto, atenção, amor. O amor do outro é importante sim, mas é preciso ter a consciência que enquanto não descobrir o amor por si mesma, essa busca desenfreada por algo que a alimente irá continuar. Não há motivação para se amar.

Passados alguns anos, algumas mulheres se dão conta de que algo deve estar acontecendo, não na relação, mas preocupam-se com seu peso que a essa altura já está muito acima da sua média. Esse é o momento de começar a se fazer algumas perguntas.

Desde quando há conflitos na relação? O que a fez aumentar o peso? Será que não começou a comer mais quando esses conflitos começaram e sequer percebeu? O que sente e o que a faz comer compulsivamente? Quando tudo começou? A busca por essas respostas pode fazê-la refletir que o problema não é o peso, ainda que muitas afirmem que seja, mas sim o que gerou esse excesso de peso.

Os conflitos na relação afetiva podem gerar a busca compulsiva pela comida e o excesso de peso, mas depois de incorporado, não são os conflitos que comprometem o resultado de um programa de reeducação alimentar, mas sim quando os novos hábitos que foram adquiridos com tanto esforço são abandonados.

É correto se abandonar pelo fato de alguém, ainda que seja a pessoa que ama, não corresponder ao que espera? É possível depender do amor ou do reconhecimento de alguém para buscar o que quer para você? Até quando vai esperar que alguém te motive para ter a certeza que é capaz de conseguir?

Aquilo que faz a vida ter sentido é o nosso interior. Ainda que valorizemos o externo, é o interno quem deve nos fazer sentir que estamos no caminho certo. E se você não gosta de você mesma e não cuida do seu corpo nem de você mesma como cuidaria de alguém que ama, como espera ser amada?

Enquanto buscar motivação em alguém irá sempre se decepcionar, se frustrar. A motivação está dentro de você e não fora! Claro que você pode ter o peso que deseja, desde que acredite em você, se ame e entenda que comida não é amor!

http://cyberdiet.terra.com.br

terça-feira, 15 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OBA MAIS UM MINI DESAFIO!

Tô muito animada, vou vencer, a balança vai começar mostrar o que eu quero vê!
Sabe o que vou fazer seguir o desafio da semana passada: UMA SEMANA SEM DOCE, unir o inútil com sopa e salada que é muito útil e saudavél.
Além disso fazer AF e deixar RA em ordem, pois já sai TPM...


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VAMOS PARTICIPAR!!!



Vamos participar! As inscrições começa

amanhã!

EU ESTOU NESSA E VOCÊ!

PASSA NO BLOG DA GIOVANA QUE

ELA ESTA EXPLICANDO TUDO!
http://www.giovanadiariomulher.com/

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SNIFF...SNIFF...NÃO RESISTIR...

SNIFF, não coneguir resistir, comi esfira (4) e brigadeiro (2) do Habby's, sou muito fraca, estou me sentindo sem força... sei lá...minha AF esta parada (tudo bem que estava trabalhando muito), mas mesmo assim e como arrumar tempo para me cuidar, ops! Rosana vamos acordar olha o que você esta deixando acontecer?
Não é só pensar e sim colocar em prática e seguir direito RA e fazer diariamente AF, e por que não levantar mais cedo e fazer AF antes de ir trabalhar? Preguiça! Então deixa essa preguiça de lado e vamos malhar... É vou fazer isso mesmo e vou voltar seguir minha RA também.
SOCORRO PRECISO DE AJUDA...


terça-feira, 8 de novembro de 2011

MAIS UM MÊS...

Durante o período que antecede a menstruação, a mulher pode sentir alguns desconfortos que caracterizam a tensão pré-menstrual (a famosa TPM), tais como:
• depressão;
• vontade de chorar;
• fome em excesso ou falta de apetite;
• falta de sono;
• inchaços;
• agressividade;
• ansiedade;
• dor de cabeça;
• acne.

COMO ALIVIAR

• realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
• faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
• evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
• procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
• afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
• procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
• diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.

VOU APRENDER TENHO CONVICÇÃO...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

INCENTIVO, MINI DESAFIO DESTA SEMANA...

Hoje foi lançado o primeiro mini desafio dessa semana, vou conseguir ficar sem os brigadeiros deliciosos do Habby's e as trufas, cones e pão da Tereza, mas tudo bem isso é benéfico para mim e para minhas amigos...
Ah! Não é só nos doces, mas na maneira de se alimentar e AF tem que estar em dia para os resultados aparecerem.
Mas hoje começa...E vou conseguir não apenas uma semana...  
Enfim vamos nessa!

sábado, 5 de novembro de 2011

SAIBA COMO O ESTRESSE E OUTRAS EMOÇÕES PODEM INFLUENCIAR SUAS ESCOLHAS



Adotar Hábitos Saudáveis pode ajudar você a entender como seus sentimentos podem influenciar na sua alimentação.

Seguindo o programa PontosFlex v.2, os Associados são incentivados a aprender a lidar com sentimentos e pensamentos sem recorrer aos alimentos. O livro da Semana 6, Pense Antes, explica quais são os 8 Hábitos Saudáveis e como a adoção desses hábitos é importante para o emagrecimento saudável e duradouro. Um dos Hábitos a ser adotado é Liderar suas Emoções que diz respeito à busca pelo autoconhecimento para conseguir reconhecer quais emoções levam os Associados a comer sem passar fome e aprender a encontrar maneiras de lidar com eles da melhor forma possível.

Liderar suas Emoções significa…
• Reconhecer as emoções negativas e positivas que fazem você procurar a geladeira: insegurança, tristeza, ansiedade, tédio, frustração, mágoa, solidão, felicidade e empolgação.

• Entender que suas intenções são boas quando come por razões emocionais, você está tentando se sentir diferente (emoções negativas), ou prolongar as boas emoções.

• Encontrar formas positivas de alimentar essas emoções.

Quando você Lidera suas Emoções, tudo muda
“Entre o estímulo e a reação está nossa maior força – a liberdade de escolha” – Stephen Covey.
Comer quando estamos tristes, com raiva, desesperados ou entediados, uma vez ou outra, pode acontecer com todo mundo. Para alguns de nós, contudo, comer por questões emocionais se torna um hábito e pode trazer graves consequências para a saúde e o peso.
Quando a comida é o único remédio para as feridas, é mais difícil fazer escolhas inteligentes, pois as emoções tomam conta e ficamos suscetíveis a colocar nossos esforços de emagrecimento em segundo plano. Depois, nos sentimos deprimidos pelo deslize e atacamos a geladeira novamente. É um ciclo assustador que muitos conhecem bem.
Quando fazemos um esforço consciente para Liderar nossas Emoções de maneira mais positiva, estamos interrompendo o ciclo da fome emocional.

Liderar suas Emoções é um Hábito Saudável porque...
• Uma pesquisa mostrou uma ligação direta entre a diminuição dos episódios de fome emocional e o sucesso no emagrecimento.²

• Quando você entende que está comendo por questões emocionais e começa a reconhecê-las, você passa a ficar em estado de alerta. Toda vez que sentir a emoção que estimula a vontade de comer, vai saber exatamente como reagir.

• Saber as emoções que estimulam o apetite podem ajudar você a se preparar para lidar com elas de outras formas, mais saudáveis.

• Esse conhecimento vai levar ao entendimento sobre o que os “alimentos confortantes” realmente fazem. Você os consome para se sentir melhor, mas eles já fizeram bem a você alguma vez?

Se você descobrir que precisa Liderar suas Emoções...
Pode buscar inspiração e obter mais dicas na página de Histórias de Sucesso do nosso site http://www.vigilantesdopeso.com.br/historiadesucesso.aspx. Você vai encontrar os relatos dos Associados que superaram os desafios no processo de emagrecimento, pois aprenderam a adotar Hábitos Saudáveis como o Lidere suas Emoções. Navegando pelo resto do site, você terá acesso a diversas fontes de motivação, como os artigos de saúde e bem-estar e as receitas!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TIRE O PÓ DA ESTEIRA E DA BICICLETA E COMECE A MALHAR DENTRO DE CASA...




Ter uma bicicleta, esteira ou até mesmo um aparelho que ajude na hora das abdominais em casa parece uma ótima ideia para entrar em forma. Desde que o destino da peça não seja o de ser aposentada pouco tempo depois. O aparelho vira cabide de roupas ou um simples objeto para acumular pó, e você fica sem os benefícios da atividade física.
É com esse pensamento que muitas pessoas desistem de optar pelos aparelhos que ajudam a tonificar o corpo e colaboram com a perda de peso. Mas, será que não existem táticas para reverter esta imagem e montar uma academia de dar gosto em casa? Para responder essa pergunta, o MinhaVida conversou com a professora Fabianna Queiroz Nogueira, consultora da academia Contours, de São Paulo. Ela dá as dicas para te ajudar a montar um treino motivacional que deixa seu corpo e sua saúde em dia. Confira abaixo:

Aparelhos funcionaisO primeiro passo para conseguir montar a sua academia em casa é se preocupar com a escolha dos equipamentos. "Aparelhos muito complexos podem provocar lesões. Aposte nos mais simples que demandam movimentos rápidos e fáceis", explica Fabianna. Outra questão é o espaço que eles ocupam. "Para não ver o equipamento como um estorvo, que só ocupa espaço, o ideal é escolher as versões dobráveis, existem esteiras e bicicletas, por exemplo, que podem ser guardadas embaixo da cama", diz a especialista.

Bicicleta e esteira: trinta minutos de exercícios já são suficientes para melhorar o condicionamento cardiorespiratório, com a perda de peso e o fortalecimento dos músculos inferiores.

Mini-trampolim: a cama elástica proporciona ótimos movimentos aeróbicos e pode ser um grande aliado do regime. "Os exercícios no mini-trampolim são dinâmicos e perfeitos para queimar calorias", diz. "Mas, antes de aderir aos movimentos, é preciso verificar se a saúde do joelho está em dia, caso contrário lesões mais graves podem aparecer", ressalta a especialista.

Suporte para abdominais: ele ajuda na hora de realizar os movimentos, e você ainda pode adicionar pesos que potencializam a carga do exercício. "O lado positivo desse aparelho é que ele deixa a postura ideal para a realização dos abdominais, prevenindo as lesões e colaborando para os resultados", diz a especialista. 

Corda: simples e prática, ela é uma ótima opção para deixar seu treino mais animado. "O beneficio da corda é que ela permite variações do treino. A perda calórica também é grande, além de tonificar os músculos das pernas e glúteos", explica Fabianna.


Para não perder o ritmoTrace metas: quando você não tem um objetivo bem definido, fica mais fácil desistir no meio do caminho. "Antes de comprar o aparelho ou tirá-lo do canto da sala, é preciso pensar nos resultados para ganhar motivação", explica a especialista.

Marque um horário: mesmo com a flexibilidade de treinar em casa, é importante manter a disciplina e a regularidade do treino. "Evite se exercitar só quando está com vontade. Quando paramos de fazer a atividades físicas por uma semana, por exemplo, os músculos se rendem ao sedentarismo e, na semana seguinte, teremos que começar do zero. Marcar um horário e realizar os exercícios, no mínimo, três vezes por semana é essencial para colher os resultados", diz a professora.

Foque no treino: seu filho pedindo atenção, a comida queimando ou a campainha tocando. Esse não é o cenário ideal para a prática de exercícios e pode ser um forte motivo para fazer você desistir. "Na hora de praticar o exercício é essencial que a pessoa foque no treino. Ficar parando no meio das séries atrasam os resultados e desmotivam qualquer pessoa", aponta. "O ideal é escolher um momento em que a casa esteja tranquila. Minha dica é ligar o som e não se preocupar com o resto", sugere a professora da academia feminina Contours.

MAIS UM DESAFIO!!!!

Hoje visitando os blog lights me deparei com mais um desafio que foi no blog da:http://www.lufrancesa.com/desafio/, e me escrevi... será que dou conta...
Tô com muita dor no meu estômago!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SOLUÇÕES PARA EXERCICIOS FEITOS EM CASA!



Que os exercícios físicos fazem bem para a saúde todo mundo já sabe. A questão é por que as pessoas relutam tanto em iniciar ou manter um programa de atividade física? As desculpas naturalmente são as mais variadas, mas, em geral, a maioria gira em torno da falta de tempo. Apesar disso ser usado como desculpa, sabemos que, para muitos, é uma realidade mais do que verdadeira. O cotidiano das grandes capitais revela que as pessoas estão cada vez mais atarefadas.
Uma das soluções para esse público "ocupado" é adquirir o mínimo de equipamentos ou acessórios de ginástica. Assim, os atribulados podem fazer atividade física em casa e ter a flexibilidade em realizá-la em horários alternativos. Para isso acontecer com eficiência é preciso ter o mínimo de experiência com a prática de exercícios físicos, muita disciplina, além de estar atento à prevenção de riscos e tomar alguns cuidados. Seguem algumas sugestões: 
1. Para ajudar na motivação: tente marcar as atividades físicas em dias e horários que algum amigo ou parente possa estar junto de você. Se não for possível tente distrair seus pensamentos ouvindo uma boa música;
2. Assegure-se de que está no caminho certo: as atividades, sejam aeróbicas ou musculares, têm que ir ao encontro dos objetivos e necessidades do praticante. Se for possível conte com a orientação de um personal trainer;
3. Evite exercícios de alta complexidade: o fato de estar sozinho aumenta os riscos de lesões. Exercícios que exigem muita coordenação e equilíbrio também aumentam a incidência de problemas.
O tempo de execução dessas atividades também poderá ser reduzido. É possível desenvolver um bom trabalho em 30 minutos, porém tudo vai depender da situação em que a pessoa se encontra e quantos dias vai poder praticar por semana. Os equipamentos e acessórios devem estar de acordo com os objetivos de cada um.

Outras dicas são importantes:
Para melhorar a resistência e o condicionamento físico: a atividade poderá ser realizada com poucos acessórios como um colchonete, um mini trampolim, uma bola suíça, um ou dois pares de caneleiras, pesos livres e tensores de borracha sintética;
Para emagrecer e melhorar a condição cardiorrespiratória: nesse caso é indispensável contar com equipamentos aeróbicos como a esteira, a bicicleta ou o elíptico;
Para aumentar a massa muscular: provavelmente será necessário ter mais pesos livres e anilhas, ou até mesmo adquirir uma estação de musculação compacta que permita trabalhar todos os principais grupos musculares.




 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

OPS!!!


OPS! Eu engordei mesmo 2 kilos!

Hoje eu estou assumindo VOLTAR AOS VIGILANTES DO PESO esta semana, pois eu tenho até sábado para colocar minha RA em controle.
Ando meio triste por conta de alguns probleminhas e faz 1 semana e 2 dias que não estou fazendo AF, ontem começou o desafio Projeto Barriga Chapada do blog da Giovana: http://www.giovanadiariomulher.com/ e estou muito animada, pois tenho 20 dias para detona essas gorduras.
E hoje começou o desafio no blog da Vivi:http://vivi-saude.blogspot.com/p/desafio-boa-menina.html, que começa hoje e termina dia 29/11, e vou dar o melhor de mim, pois quem manda em mim sou eu!
Amanhã postarei mas coisas sobre todos os desafios que participo.

 

Porque engordamos?

O nosso peso nem sempre está relacionado com o que comemos. Um mau estar psicológico pode estar por detrás de um aumento de peso

A comida é um refúgio tal como o cigarro, o álcool e a droga, só que é mais aceite que o cigarro, menos prejudicial que o álcool (pelo menos a curto prazo), e certamente não tão reprovável quanto a droga. Um distúrbio psicológico ou um mau estar em geral pode nos levar a comer mais que o necessário.
Recorrer ao alimento é uma das maneiras mais simples e aparentemente gratificantes para anestesiar a ansiedade, o stress, as frustrações e as tensões ocultas. Por conseguinte, todo o comportamento alimentar inadequado é sintoma de um desequilíbrio interior mais profundo e complexo, que provoca em nós um relacionamento magoado pelas nossas emoções, dando início a um círculo vicioso depressão-alimento, difícil de extinguir.
Portanto, se quisermos resultados no emagrecimento e manutenção do peso ideal, temos que realizar uma reflexão profunda. Um dos problemas mais frequentes nas dietas é o emagrece-engorda, que além de prejudicial do ponto de vista estético e da saúde, deixa diversos ginásios e institutos estéticos mais ricos enquanto você fica mais pobre.
Veremos agora alguns fatores que podem estar a interferir neste caso:

A solidãoO alimento está relacionado com uma vivência emocional muito intensa (fome-desconforto, alimento-prazer). Algumas mães não suportam a angústia da separação de seus filhos. O bebé, inconscientemente, reduz as suas necessidades naturais de explorar o ambiente, e mais tarde diminui as suas atividades e contatos com outros, principalmente quanto ao sexo.
A criança obesa geralmente é desajeitada, superprotegida, e aos poucos transforma-se num adulto passivo, inibido, carente de aprovação e amparo. A consquência é a solidão. Pode também ocorrer em situações ocasionais, como separações, divórcio ou luto na família. O indivíduo estaria tentando a preencher esse vazio com a alimentação.
A vulnerabilidadeEm muitos aspectos, os quilos em excesso representam uma concha protetora contra a ansiedade e a ameaça de destruição, dando ao mesmo tempo uma sensação de força. Estas pessoas vivem com uma constante sensação de vulnerabilidade, quando apenas a contribuição energética seria o meio de sanar o problema.
O álibiÉ quando o indivíduo estrutura um álibi incontestável que o autoriza a evitar situações geradoras de ansiedade e lhe permita escapar ao julgamento dos outros. Isto nada mais é do que medo de não se encontrar à altura dos desafios, de desiludir expectativas e de não suportar confrontos.
Problemas relacionados com o sexo
Ao não conseguir gerir as suas próprias emoções, o indivíduo procura evitar o mundo desconhecido e ameaçador dos instintos. Além disso, como forma de defesa, pode estar substituíndo o prazer do sexo pelo da alimentação.
A necessidade de espaçoFrequentemente, o aumento de peso está relacionado com o desejo inconsciente de reivindicar o seu próprio espaço, perante a mãe ou o pai que sufocam, ou ao parceiro que invade seu espaço.
A necessidade de criar raízesSeria a necessidade de oferecer resistência, estar mais plantado no chão, aprofundar raízes, resistir aos problemas.